+ textos

Variável

Em um momento simples eu me vejo no caminho para casa. Uma pergunta me vem à mente: 

- Por acaso, você saberia dizer o que é o acaso? 

Depois de uns cinco minutos procurando palavras, me respondi: 

- Acaso é não saber. É caminhar no escuro. Sentir-se guiado mesmo sem saber pra onde. Começar de um jeito, terminar de outro. Descobrir o improviso mais cara-de-pau. É uma segurança insegura: você sabe que vai acontecer, mas não sabe quando, o que, nem onde. Os acasos tornam imprevisíveis os caminhos já traçados, mudando o x do mapa de lugar. Aquela vontade de sair do rumo, só pra ver o que tem depois daquela esquina, ou daquele muro, ou daquela vida... 

__
Fui convidado pela Ana para participar do blog 15 escritores! [Brigadão Ana!] Os perfis dos quinze escritores vocês já podem conferir aqui. E a grande estréia será dia 1º de outubro (meu dia de postagem será 21 de todo mês, sempre que quiserem dar uma olhadinha...passem por lá. Aliás estão convidados a passar sempre por lá, afinal, são bons escritores!)

23 comentários:

Criiis ;) disse...

O acaso é a quebra do destino. O acaso é o que me faz crer que o destino não existe. Pré-destino quem sabe, mas não o destino já traçado. Quando achamos que tudo vai se concretizar como o planejada, aí vem esse tal de acaso, e muda tudo. O que estou dizendo é empírico!
beijos

Mari_ana disse...

Obrigada! Obrigada! Obrigada!
Bjo

Juliana Silva disse...

ehê maradas... use a lei de Hess que dá tudo certo!

pq 15 escritores e não 14? ahuahauhau

;*

. Duda; disse...

eu também sou uma dos quinze
;)
o acaso é o importante, pelo menos pra mim;
Ótimo texto como sempre, :*

Mamanunes disse...

Acontecer de não saber
Saber que não sabe o que pode acontecer...
Isso é pura e deliciosa aventura.
bjk
:)

Simplesmente disse...

O ACASO É CASO
Caso que cisma
abisma
irrita
ou não

hum

Ai ai
complica
descomplica

Ve no que da

Bjokassss pra vc
Lindo final de semana

=p

Dannyell disse...

uqe coisa bonita hein...

diria que vc filosofou agora, mas de filosofo e louco todo mundo tem um pouco...

parabens, vai se integrar a uma equipe, so que seria legal que vc deixasse um link neste post do tal blog

mas ta valendo

flw meu cumpade

Lua Durand disse...

vai começar no dia do meu aniversário, e eu vou la te ver sempre.

sim, adorei tua definição de acaso.

mas pra mim, o acaso é também uma melodia doce, ou um barulho de água saindo de uma fonte, e quem não sabe consegue improvisar ainda sim uma música por cima;

o acaso é lindo.

o acaso é bom.

nem sempre.

beijo

au revoir

Arthur Araújo disse...

Mto legal, é isso aew, e seu blog não fica ao acaso, é um mundo de óticas interessantes.

abração!!

Amanda_Bia disse...

o acaso é o que dá gosto à vida! acho que se não tivessem essas coisas p/ nos surpreender tudo seria mais sem graça ainda!
beijos!

Bernardo Lima disse...

muito boa a idéia do nome do teu blog...
rsrs
realmente gostei...
sobre o acaso...
ainda existem milhares de perguntas com várias respostas e ao msm tempo nenhuma...
concreta pelo menos..

vindo para agradecer os votos sentimentais que deixaste em meu blog nesse dia doloroso...
abraço, cara!
fica na paz!

subby disse...

e eu ainda acredito que nada é por acaso.
:}

Marco Schiavo disse...

N�o acredito no acaso.
A vida � um infinito de possibilidades, onde tudo � fruto das nossas a�es e da interfer�ncia alheia.
Boa reflex�o caro ponto!
Abra�o.

Wallacy disse...

O acaso é que acaba com a rotina, faz o dia ficar diferente, instigante, emocionante, e mais real!

Bernardo Lima disse...

acabei de linkar...
abraço

Wallacy disse...

Também já estou te linkando

abraço

Claudia Lis disse...

Oi Helder,

Muito bom o seu ponto de vista sobre o acaso! Primeira vez que leio um texto em blog sobre isso e gostei.

Ah, bons escritos no “15 escritores”. E Parabéns pelo convite!

Beijos

Menina Lunar disse...

Não acredito em acasos. =]

Também tô no Quinze!!

Vamos "arrasar" lá né Hélder??
kkkkkkkkkkkk

beijo!!

luma disse...

Talvez deva nos avisar toda véspera do dia de postagem e não deixar ao "acaso".
Acaso, uma coincidência, estarei aqui no dia, mesmo que não avise!
Acaso se fizer presente em minha vida!
Captou?? Acho que é isso! Os acaso não existem e sim a constância de situações - probabilidades!!
Bom fim de semana! Beijus

Enterufter disse...

Se o acaso existe eu não sei.

Pra mim, existem os caminhos, você escolhe qual seguir e qual acaso se deparar.

Abraço Helder.

Boa semana.

Jeniffer Santos disse...

o acaso as vz é mt ,mt melhor do que o planejado.

bjO!

Scheidex disse...

"Nada é por acaso, tudo tá escrito" Anita(Presença de Anita).

Eu também sou um dos 15...

ihul...

hehe
abraços

Gracy disse...

ainda não sei se acredito em acaso ou ñ