+ textos

O que você não tem, você não precisa agora.

O que você não tem, você não precisa agora.
O que você não sabe, você pode sentir de alguma forma.
Beautiful Day (U2)


Peguei minha mochila. Amarrei o cadarço. Ajeitei os óculos daquela minha maneira peculiar. Respirei o primeiro ar dos 17 anos, naquele dia 2 de setembro. O que isso quis dizer? Não sei ao certo. Meu coração sempre bateu mais forte próximo aos natais, anos novos ou meus aniversários. Claro que sim, afinal, todos eles têm algo em comum: são começos. A gente se sente mais à vontade quando se acostuma com algo, nunca quando é novo.
Desci a ladeira de casa e lá vinha o primeiro presente: um caderninho usado e uma caneta. Logo me lembrei daquele cuidado, foi algo que ganhei quando bem novo. Vivia de um lado pro outro fazendo riscos que bondosamente chamava de desenhos. Guardei na minha mochila e continuei caminhando.
Respirava e sorria um sorriso que somente eu sabia o significado. Escutei de algum lugar algo parecido com música, é era música sim. O segundo presente do dia. Fui obrigado a lembrar de quando ganhei um disco. Também há tempos. A música sempre fez parte de tudo. Colecionei-a, desde sempre, numa grande trilha. Guardei o disco e continuei.
Meus olhos começaram a ver meio turvo e embaçado. Tirei os óculos e os limpei na barra da camisa. Segurava o terceiro presente. Que não é lá um presente dos mais agradáveis, mas de certa forma me caracteriza. Que seria do míope sem os óculos? Além de me fazer ver melhor, me instigou a pensar com mais cuidado sobre o que se vê.
Coloquei-os no rosto.
Ganhei muito mais antes, dentre ou depois disso. Fica difícil lembrar. Mas, após alguns presentes vinham mais e mais. Só que quando fui tentar pegar mais de um ao mesmo tempo, fui parando, reduzindo velocidade, até caminhar devagar. Todos aqueles significantes e significados me trouxeram aqui.
Acordei.

- Feliz Aniversário! – Diziam meus pais e irmãos.

E vai começar tudo de novo.

22 comentários:

Anônimo disse...

Feliz aniversário
xaxeila

Carolzita! disse...

Feliz aniversárioooooo!!!!

Beijos

FERNANDO disse...

Opa, meio atrasado, mas parabéns meu querido! Eu te desejo em triplo tudo de clichê que te desejaram: felicidade, paz, blá, blá, blá.

Mas desejo em triplo saúde e dinheiro. Um pouquinho de inspiração também, vá lá.

Abraços.

Alpha Bade disse...

Unh...

Te desejo muito trabalho, nenhum descanso...
e o mais interessante de tudo...
que quando vc esteja cansado do que eu desejei á você...

VC olhe pra trás e pense: "Foi andando que eu fiz a minha caminhada...."

Acredito que quando maior formos, mais longe chegaremos...
o que quero com os meus desejos?...

unh...

Que você possa crescer cada dia mais...

por que nascer pequeno pode ser coisa do destino...

mais o tamanho com o qual morremos...
esse depende do quanto estivermos dispostos á crescer...

"Quanto mais aumenta nosso conhecimento, mais evidente fica nossa ignorância."
-- John Kennedy

"É melhor morre de pé do que viver de joelhos"
-- Franklin Roosevelt

"Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um."
-- Fernando Sabino

Alpha Bade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Viviane de Campos disse...

feliz aniversário lindinho
já te falei q vc é demais.... continue assim...
q seua 17 anos brilhe mais e mais
bjssssssssss

Daniel Simões disse...

Você é uma pessoa muito chata, chata demais. Não lembro nem do meu aniversario, como nao colocaste no orkut? Desejo tudo de bom meu amigo, serio mesmo... Abraçaooooo

Filipe Garcia disse...

Oi Hélder,

bonito isso de sair catando os presentes, as marcas do tempo na nossa vida. Com certeza existem muitos outros que te acompanham sutilmente.

Um abraço e meus sinceros votos de felicidade.

disse...

A gente é feito do que aconteceu e está acontecendo.

Parabéns pra você.

Bjo

Luifel disse...

Pois é, Helder, realmente se a gte parar pra pensar um pouquinho, vai perceber que realmente a gte sempre ganhou presentes

Mas pra tentar ser o menos clichê possivel, Um abraço e que o presente da vida possa se repitir na sua vida muitos e muitos anos.

Camila disse...

Mesmo atrasadinha quero lhe desejar um super feliz aniverário!
Presentes... ganhamos vários todos os dias!
\o/
BeijoooOO da Cah

Criiis ;) disse...

Feliz aniversário atrasada :)
mas eu achei que tu já tinha feito niver esse ano.. estarei ficando doida?
bom texto.. beijos!

... disse...

Olha só que massa o que eu li uma vez:
"o presente apenas é uma fatia fina do que sou; isolado dos ricos depósitos do antes, ele não pode ser compreendido" (PETERSON, E. Corra com os Cavalos)
É bom termos uma idéia completa do que somos... e para tanto é preciso saber de nossa história, o que nos ajudou a construir o hj.
Espero que seu presente seja refletido em um Helder sábio no futuro! Que saiba viver com paciência cada segundo como um tesouro.
Abraços e felicidades (um pouco atrasado :D)

Cais da Língua disse...

Texto fantástico
o tempo deixa marcas mesmo
passa lá no meu blog pra conhecer-lo
=)
abraço

Alice disse...

não resisto... já vim duas vezes para ler-te .


bjinhussssssss

disse...

Feliz aniversário atrasado!
Nada como uma data comemorativa para mudar nossos olhares diante do mundo. Só depende da gente pra ver a graça das pequenas coisas. Texto muito bem feito =)

vimaguin disse...

...deixo aqui, carinhos de uma míope, mas que graças à sua miopia, aprendeu a enxergar a alma das pessoas, e aqui ví que mora uma linda demais...bjusss

Srta. Festa disse...

Antes de te desejar um feliz anivérsario queria te falar de uma ENORME coincidência.

Desde meu 15° aniversário sempre acordo com uma música entoando na minha cabeça nessa data. Eu não escolho, eu já acordo com ela, pareçe até progamado.

Quando eu fiz 17 anos adivinha qual música apareceu na minha mente?...Beautiful Day!!! A mesma música, na mesma idade.

Então parabéns, espero que seu anivérsario tenha sido tão bom quanto o meu foi anos átras. Os dias passam rápido meu caro míope, então trate de aproveita-los o quanto antes.

Bjos e até mais ^^

Ps. Esse ano acordei com uma música do The Killers, uma celebração para os meus 20 anos...hum, nossa, tô velha mesmo ¬¬

La Critique disse...

Vc tb é de setembro??? Eu sou tb do dia 19!

Se eu pudesse te dava de presente o "O livro secreto dos aniversários"

é sinistro. Pesquise, vc vai interessar.

haha

Jeniffer Santos disse...

uia...
atrasado,mas de coração...
FELIZ ANIVERSÁRIO XD

beijos ^^

Patricia disse...

Tb é virginiano amigo?
Feliz aniversário, eu quando chega essa época do ano tb fico meio que em uma espectativa de recomeço.
Sábado 13/09 a menina aqui faz 25 aninhos, não tão menina mais, porém com o coração cheio de vontade de recomeçar.

Estou de volta e agora pra não sumir mais.

Beijos

Patricia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.