+ textos

Finda

Acabou a guloseima que eu insistia em comer devagar por medo do fim. As coisas findam. Nossa atenção volta-se para a conclusão, somos apaixonados pelo final. Quando não queremos que termine é gracinha de gente apaixonada. Quando queremos que termine, o final, por sua vez, faz sua mágica e se afasta. O desejo pelo fim pode ser não só pra ver o ciclo continuar, mas pelo prazer: aquele suspiro de cansaço em frente ao descanso.

Quando o começo e o fim se misturam, quando não sabemos onde estamos, define-se a palavra "perdido". Precisamos desses "X" pra nos situarmos. Talvez por isso a grande agonia em relação à morte. E se não soubéssemos as datas de nascimento? Talvez caos, talvez adaptação. Somos bons nisso. Tão importante quanto o começo e o meio, aí está o fim, por motivos óbvios. Só não há compreensão ou coerência de nossa parte: queremos adiar o fim e caminhamos em sua direção.

6 comentários:

Luan disse...

Filosofia de bar/msn: Tudo caminha pra um fim que a gente busca, ou pelo menos finge, entender.
=D
Bom texto, cara!!

Luma Rosa disse...

Primeiro a ansiedade pelo começo e depois pelo fim - algo bastante humano e um tanto quanto negativo, pois no interim não usufruimos adequadamente. Beijus,

Jaynne Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jaynne Santos disse...

"Queremos adiar o fim e caminhamos em sua direção."
Reflexeção pura, muito bom!
Visita o meu blog também.
Beijos;

S. Sohma disse...

Hey... vc se lembra daquele conto da Cecília Meireles em que a menina não come a caixa de bombons porque não quer que ela acabe? Eu faço o contrário, como tudo rápido pois não consigo conviver com a idéia de que algo pendente me aguarda, é o que vc disse sobre o suspiro depois do cansaço. =D
Beijo.

Lucas disse...

O bom do fim é que você pode recomeçar, relembrar, ou só esquecer o que se foi. Esperamos que seja sempre como os dos filmes que vem com um "The End" en letra de pena e uma árvores ao fundo! Pow! Uma árvore? Um treco que vive mais de 100 anos e parece não ter fim?


Durma com esse barulho...